Pesquisar este blog

domingo, 23 de janeiro de 2011

Bisnagueira

Bisnagueira

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

(Redirecionado de Spathodea campanulata)
Wikipedia:Como ler uma caixa taxonómica
Como ler uma caixa taxonómica
Bisnagueira
Botões e flores abertas
Botões e flores abertas
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Ordem: Lamiales
Família: Bignoniaceae
Género: Spathodea
Espécie: S. campanulata
Nome binomial
Spathodea campanulata
P.Beauv.
Wikispecies
A Wikispecies tem informações sobre: Bisnagueira
A bisnagueira ou tulipeira-do-gabão (Spathodea campanulata) é uma árvore da família das Bignoniaceae, sendo a única espécie do seu género botânico.
Esta árvore atinge de 7 a 25 metros de altura, e é nativa da África tropical. É utilizada com frequência como planta ornamental em zonas tropicais e é muito apreciada pelas suas vistosas flores campanuladas de cor vermelha-alaranjada, rubras ou, mais raramente, amarelas. Em condições favoráveis, a espécie é potencialmente invasiva. Tem raízes pouco profundas e são relativamente frequentes os casos de queda de galhos (podres), fazendo com que esta árvore não seja uma boa opção em centros urbanos.
O botão floral em forma de bisnaga contém água. Estes botões são usados em brincadeiras das crianças tirando partido da sua capacidade de esguichar o líquido (chamam-lhe por isso xixi de macaco). A seiva provoca manchas amarelas nos dedos e na roupa.
As flores abertas têm uma forma de taça e retém a humidade do orvalho ou da chuva, podendo tornar-se atractivas para muitas espécies de aves, apesar da toxidade apresentada para as mesmas. Em jardins e parques neotropicais, o seu néctar atrai muitos beija-flores, como o beija-flor-de-veste-preta (Anthracothorax nigricollis), o beija-flor-preto-e-branco (Florisuga fusca), ou o beija-flor-dourado (Hylocharis chrysura)[1].
A sua madeira é macia e por isso a árvore é por vezes usada por aves que fazem os seus ninhos escavando os troncos, como os barbaças.

O nome genérico deriva da palavra grega spathe (σφατηε), relativa ao cálice em formato de espádice.

Um comentário:

  1. Boa tarde! Obrigado pela postagem. Sabe me dizer quanto espaço devo respeitar para plantar uma tulipeira? Li que a raiz é invasiva, e gostaria de evitar problemas posteriores

    ResponderExcluir