Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cobra Rei

COBRA-REI

Nome popular: Cobra-rei ou cobra-real
Nome Científico: Ophiophagus hannah
Nome em Inglês: King cobra
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Elapidae
Distribuição: América do Sul
Habitat: Mata Atlântica
Hábito: Diurno
Distribuição geográfica: Planícies da Índia, sul da China e sudoeste asiático
Habitat: As cobras-reais vivem principalmente nas florestas tropicais.
Alimentação: carnívora e a sua dieta consiste basicamente em outros ofídios, venenosos ou não, mas não despreza lagartos, ovos e pequenos mamíferos.
Acasalamento: Antes do acasalamento, macho e fêmea executam uma espécie de dança nupcial, na qual se enfrentam com as cabeças erguidas. Na época da postura, a fêmea prepara um ninho de folhas, capim e galinhos. ë perigoso chegar perto do ninho nessa ocasião porque o macho está sempre de guarda.
Hábitos: Elas vivem aos pares, fato raro entre as cobras.
Comprimento: até 6 m
Cor: varia significativamente de região para região.
Mitologia: A cobra-rei foi importante na mitologia do extremo Oriente. Tem sido usada como modelo em pequenas estátuas, joalheria e decoraçào. Ainda prevalece na Birmânia um estranho costume. uma jovem para em frente da serpente e oferece-lhe leite em tigela. Se a cobra avançar, ela deve beijá-la na cabeça.

A cobra-rei é a maior cobra venenosa que existe, podendo alcançar os 6 metros de comprimento. O seu nome científico, "Ophiophagus" significa literalmente "comedora de serpentes". Desloca-se à vontade no solo, em cima das árvores e na água. É fácil distingui-la das espécies aparentadas, especialmente da naja indiana, pelo seu porte avantajado.
Apesar de não ter um veneno excessivamente virulento (com uma toxicidade inferior à da maioria das suas "primas", as najas), possui a capacidade de inocular grandes quantidades por mordida, o que a torna uma das serpentes mais letais. Numa só mordida ela pode libertar até sete mililitros de neurotoxina, suficiente para matar 20 pessoas ou até um elefante. Porém, tal como a maioria das cobras, é tímida e evita o contacto com o homem e só se for acossada se torna ferozmente agressiva.
Ao ser confrontada, é capaz de elevar um terço do seu corpo, ficando à altura de um humano adulto, e continuar a avançar para o ataque. Simultaneamente, abre as suas típicas abas, e emite um assustador sibilar, que soa como o rosnar de um cão.
São mais conhecidas por serem a espécie preferida pelos encantadores de serpentes do sul da Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário