Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Lacraia

Os quilópodos, conhecidos popularme nte como lacraias e centopéias, possuem corpo quitinoso dividido em cabeça e tronco articulado achatado, filiforme ou redondo, permitindo fácil locomoção. A cabeça apresenta um par de antenas articuladas, localizadas na margem frontal e um par de forcípulas, onde estão contidas as glândulas de veneno e estruturas terminais quitinosas inoculadoras de veneno.
As lacraias apresentam um par de pernas em cada segmento do tronco, sendo esta uma importante característica para diferenciá-las dos piolhos de cobra ou gôngolos (Diplopodos), que possuem dois pares de pernas nos segmentos do tronco. O número de pernas nas lacraias, pode variar de 15 a 23 pares. No último segmento estão contidos os aparelhos genital feminino e masculino, além de um par de apêndices chamados pernas anais. De colorido diversificado, possuem tonalidades clara de vermelho, amarelo e azul, ou vinho e verde escuro. Seu tamanho varia de 1,5 cm a 26,0 cm de comprimento. Animais carnívoros, a maior parte de sua dieta é formada por minhocas, vermes e pequenos artrópodos, como grilos, baratas, etc.

HABITAT

As lacraias estão distribuídas por todo o mundo em regiões temperadas e tropicais. Os esconderijos proporcionam proteção não apenas contra possíveis predadores, mas também contra a desidratação. De hábitos noturnos, saem à procura de alimento ou de novas moradias, alojando-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição, ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde. Apresentam também hábitos peridomiciliares e domiciliares, sendo encontradas em: hortas, canteiros de jardins, vasos, xaxins, entulhos, sob tijolos ou qualquer compartimento da moradia onde coexistam ausência de luz solar e presença de umidade. As lacraias que costumam provocar acidentes com maior freqüência pertencem a 3 gêneros, com ampla distribuição em toda Grande São Paulo: Cryptops , Otostigmus e Scolopendra .
Lacraia
Lacraia

Prevenção de acidentes contra aranhas e escorpiões

As principais medidas preventivas são:
Manter jardins e quintais limpos.
Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e material de construção nas proximidades das casas.
Evitar folhagens densas (plantas ornamentais, trepadeiras, arbusto, bananeiras e outras) junto a paredes e muros das casas; manter a grama sempre bem aparada.
Limpar periodicamente os terrenos baldios vizinhos obedecendo uma faixa de pelo menos 1 a 2 metros da moradia.
Vistoriar roupas e calçados antes de vesti-los.
Não colocar as mãos desprotegidas em buracos, sob pedras e troncos podres.
O uso de calçados e luvas de raspa de couro ajuda a evitar acidentes.
Vedar as soleiras das portas e janelas ao escurecer.
Vedar frestas e buracos em paredes e assoalho; consertar rodapés despregados; colocar telas nas janelas e saquinhos de areia nas soleiras das portas.
Usar telas em ralos, pias e tanques.
Afastar as camas das paredes; evitar o contado de roupas de cama e mosquiteiro no chão.
Combater a proliferação de insetos, principalmente baratas.
Acondicionar o lixo domiciliar em sacos plásticos ou em recipientes que possam ser mantidos fechados.
Preservar os inimigos naturais de escorpiões.
E m caso de acidente, procurar atendimento médico e não realizar procedimentos de uso caseiro.
Fonte: www.butantan.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário